Connect with us

Diversos

4 motivos para você se INSCREVER em um curso EAD agora mesmo!

É inegável que o ensino a distância ganha cada vez mais alunos e prestígio no Brasil. Hoje vou listar para você 5 motivos para que você se matricule em um curso EAD hoje mesmo! Se você acompanha o blog do iBRA, já sabe que os cursos EAD são um fenômeno da atualidade, puxados especialmente pelo […]

Published

on

É inegável que o ensino a distância ganha cada vez mais alunos e prestígio no Brasil. Hoje vou listar para você 5 motivos para que você se matricule em um curso EAD hoje mesmo!

Se você acompanha o blog do iBRA, já sabe que os cursos EAD são um fenômeno da atualidade, puxados especialmente pelo largo acesso à internet disponível hoje em nosso país. É um fato que a educação de qualidade pode ser acessada de qualquer lugar que você esteja, a qualquer hora.

E isso não é algo recente. Cursos a distância existem há pelo menos a 3 séculos (cursos por correspondência, por rádio, telecursos e etc). As mídias digitais vieram somente para somar e democratizar o ensino!

Por isso vou listar aqui 5 motivos para você se inscrever agora mesmo em um curso EAD!

 

1 – MESMO DIPLOMA QUE O PRESENCIAL

Muitas pessoas temem sofrer preconceito por estudarem em um curso na modalidade a distância. Como eu já disse anteriormente, cursos EAD não são recentes, existem há alguns séculos e inclusive são incentivados pelo Ministério da Educação, como foi o caso do Telecurso nos anos 80 até 2000, e atualmente com o ensino médio e superior a distância fazendo parte da pauta de investimentos do presidente Jair Bolsonaro.

De qualquer maneira, os diplomas, tando do presencial quanto do curso a distância, são EXATAMENTE os mesmos! Dessa forma, não existe nenhum tipo de especificação dizendo qual modalidade você cursou. Consequentemente, o reconhecimento do título adquirido também será o mesmo!

2 – RECONHECIDO PELO MEC

Como citado no tópico acima, o MEC não só reconhece os cursos EAD como também os incentiva por meio de programas governamentais desde os anos 80. Isso se deve ao fato do Ministério da Educação entender que muitos cidadãos sofrem com barreiras de acesso ao ensino, como tempo, locomoção, dinheiro.

O importante é procurar alguma instituição que detém a certificação do Ministério. Essa certificação comprova a qualidade do curso e dos serviços educacionais prestados. O MEC mantém uma página na internet onde é possível verificar se a instituição de ensino está autorizada para oferecer o curso em questão, se a sua situação está ativa ou irregular, entre outras coisas. Você pode acessar a página clicando aqui.

3 – CURSOS ECONÔMICOS

Você já deve ter cansado de ver ofertas de cursos EAD por um valor bem pequeninho, e o desconfiômetro ascendeu na hora, não é mesmo? Mas o fato é que cursos oferecidos de forma online realmente tem seus custos bastante reduzidos!

Pensa comigo: Os maiores custos de uma faculdade presencial vêm da manutenção de sua estrutura física, como os prédios, salas de aula, mão de obra de limpeza, entre outros custos. Existe ainda uma quantidade X de alunos que essa instituição pode atender, limitada ao que a sua estrutura pode receber. No EAD, é possível obter uma quantidade maior de alunos, investindo apenas na plataforma online (que não é barata, mas é bem mais em contar que manter um prédio, não é mesmo?). Esse fato já elimina 60% dos custos de uma mensalidade! E é por isso que você encontra preços realmente acessíveis.

4 – GESTÃO DO SEU TEMPO

Um dos maiores problemas dessa geração é a falta de tempo. Hoje, tempo é, mais do que nunca, dinheiro.

Por isso, uma das principais vantagens em se fazer um curso a distância é, sem dúvida, a economia de tempo, já que o próprio aluno faz os seus horários de acordo com a sua disponibilidade. E para aproveitar melhor esse benefício é preciso saber se organizar.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, uma graduação a distância pode exigir muito mais do aluno do que uma graduação presencial. Apesar de todas as vantagens oferecidas, muita dedicação e força de vontade devem ser aplicadas para que a formação seja a melhor possível.

 

Paulo Bonfá é escritor e Social Media do iBRA.

 

 

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *