Connect with us

Diversos

Entrevista de Emprego: Como se destacar em um mercado competitivo

A Entrevista de emprego é um momento decisivo para quem está selecionando candidatos. Devido aos altos índices de desemprego no país, é grande a concorrência por uma vaga. As pessoas buscam cada vez mais se preparar para o momento da entrevista, onde geralmente são questionadas sobre suas experiências profissionais, formação acadêmica, conhecimentos e contribuições que […]

Published

on

A Entrevista de emprego é um momento decisivo para quem está selecionando candidatos.

Devido aos altos índices de desemprego no país, é grande a concorrência por uma vaga. As pessoas buscam cada vez mais se preparar para o momento da entrevista, onde geralmente são questionadas sobre suas experiências profissionais, formação acadêmica, conhecimentos e contribuições que têm a oferecer.

Para te ajudar a se preparar, separamos 4 dicas que farão você se sobressair frente aos concorrentes em uma entrevista de emprego:

  • 1 – Prepare seu currículo:

Montar um bom currículo é o primeiro passo para chamar atenção do contratante.

O currículo deve ser elaborado de acordo com o perfil da vaga ofertada. No currículo devem constar seus principais dados: Informações Pessoais; Formação; Experiências e informações complementares que podem acrescentar habilidades e conhecimentos. É importante se atentar as regras de ortografia e gramática, a fim de não cometer erros de português que podem fazer com que o recrutador descarte o seu currículo logo de cara. Também é importante não colocar informações desnecessárias, para que seu currículo não se torne extenso e cansativo. Por fim, o candidato deve estruturar a distribuição das informações em pequenos blocos, garantindo um visual agradável e organizado.

  • 2 – Tenha postura:

O candidato deve manter uma postura segura e confiante no momento da entrevista. Isso faz, logo de cara, com que o recrutador perceba que você lida bem com momentos de pressão.

Também é imprescindível se vestir de acordo com o momento e o local, afinal, será a primeira impressão que o recrutador terá sobre sua imagem.

Outros aspectos que certamente serão observados são: Pontualidade, gentileza e cordialidade, tom de voz, e o seu nível de inteligência emocional.

  • 3 – Conheça a Empresa Contratante:

É preciso que você busque conhecer a cultura da empresa, assim como sua história, sua missão, visão e valores. Conversar com clientes ou outros funcionários dessa empresa pode ser muito enriquecedor nesse quesito. No ato da entrevista, o recrutador certamente perceberá se você fez ou não uma boa pesquisa. Além de se preparar para as perguntas padrão, é preciso prever perguntas específicas.

Com as respostas na ponta da língua, você ficará a salvo de cair em um outro tipo de erro, que apesar de comum, é fatal: mentir na entrevista de emprego. Isso faz com que o candidato perca sua credibilidade e já seja eliminado durante essa etapa.

  • 4 – Se qualifique:

Tão importante quanto um currículo bem feito, é um currículo com conteúdo. Um candidato com uma boa bagagem de conhecimento sempre se destaca diante dos demais, mostrando seu interesse em aprender e se qualificar. Participar de cursos, palestras e publicar artigos, são formas de mostrar para o recrutador sua capacidade de estar em constante aprendizado, e fugir da estagnação. Além disso, estudos comprovam que um profissional Pós-graduado ganha em média 66% a mais que um profissional que é apenas graduado, além de garantir maior estabilidade em seu emprego. Portanto, se qualificar é um investimento que traz benefícios em diversas formas, tanto para quem é candidato, quanto para quem já está colocado no mercado de trabalho.

É possível encontrar gratuitamente em vídeos, sites, blogs e redes sociais uma vasta quantidade de conteúdos relevantes sobre comportamento, elaboração de currículo e perguntas padrão de entrevista. O indicado é que o candidato se prepare por pelo menos 2 dias para participar de uma entrevista de emprego.

Depois de seguir todos os passos acima, capriche no vocabulário, seja confiante, e o mais importante: Seja você mesmo! O mercado espera por você!

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *