Connect with us

Diversos

Dia internacional da Língua Portuguesa: Conheça 15 curiosidades sobre o idioma

A Língua Portuguesa está entre os 10 idiomas mais falados do mundo e possui uma significativa lista de regras. No dia 05 de maio, comemora-se o dia da Língua Portuguesa. Trouxemos 15 curiosidades sobre o assunto para você ficar por dentro: Os nove países que usam a língua portuguesa de forma oficial são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, […]

Published

on

Língua Portuguesa está entre os 10 idiomas mais falados do mundo e possui uma significativa lista de regras. No dia 05 de maio, comemora-se o dia da Língua Portuguesa. Trouxemos 15 curiosidades sobre o assunto para você ficar por dentro:

  1. Os nove países que usam a língua portuguesa de forma oficial são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
  2. A cada cinco indivíduos que falam português no mundo, quatro são de origem brasileira.
  3. O idioma é falado por mais de 250 milhões de pessoas em várias partes do mundo.
  4.  O Português é língua oficial em parte da China: Na região de Macau, tem duas línguas oficiais: o Chinês e o Português.
  5. Não há fronteira entre dois países de língua oficial portuguesa: Dos vários países que falam português, nenhum faz fronteira com um colega de língua.
  6. A maior palavra registrada da língua portuguesa é Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiotico, pessoas que sofre da doença Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. São 46 letras
  7. A única palavra da língua portuguesa que forma o plural no meio é quaisquer.
  8. A língua portuguesa tem três datas de comemoração: 5 de maio, 10 de junho e 5 de novembro. A primeira foi instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2009. A segunda é comemorada principalmente em Portugal e homenageia o poeta Luiz Vaz de Camões. A terceira foi instituída através de uma lei brasileira e é uma homenagem ao escritor e político Ruy Barbosa.
  9. A palavra que reúne a maior quantidade de vogais juntas é piauiense.
  10. A língua portuguesa, falada no Brasil, herdou um vasto vocabulário das línguas indígenas. Alguns exemplos: mandioca, açaí, canoa, capim, jacaré.
  11. Ovo, radar, arara, Ana e mirim podem ser lidas da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, sem alteração de sentido. São exemplos de palíndromos.
  12. O primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) foi Machado de Assis (1897 até 1908).
  13. O texto mais antigo da língua portuguesa é um de 1175, chamado Notícia de Fiadores, mas é muito difícil entendê-lo.
  14. Rubrica é uma palavra paroxítona, ou seja, a sílaba tônica é a penúltima (ruBRIca).
  15. A bota se calça e a calça se bota.

Essas são apenas algumas curiosidades que podemos observar em nossa língua, que além de muito extensa e rica, é muito bela e pode ser surpreendente!

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *