Por decisão do Ministério da Educação (MEC), o Enem 2020 foi adiado por um período que vai de 30 a 60 dias, porém o prazo de inscrição do mesmo permanece inalterado, sendo assim, quem deseja fazer a prova tem até as 23h59 de hoje para fazer sua inscrição na Página do Participante.

As provas, que inicialmente estavam previstas para novembro, devem ser remarcadas para dezembro ou janeiro de 2021. Até o momento não há uma data definida. De acordo com informações do MEC, Os inscritos serão consultados em junho para que opinem sobre a data de realização do exame.

Esse adiamento já vinha sendo defendido pela sociedade civil, entidades estudantis, secretários de educação, reitores de instituições de ensino e especialistas da área da educação. Porém o fato também é visto como uma derrota para o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, que vinha defendendo a sua realização ainda em novembro.

Para os defensores do adiamento, o principal argumento utilizado é de que grande parte dos estudantes têm condições financeiras e sociais de manter os estudos durante o período de pandemia, ou não tem acesso a ferramentas de ensino a distância, como internet, computador, tablet, celular, etc.

Hoje o Enem é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Através da nota obtida é possível concorrer a vagas em instituições federais através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), se candidatar a bolsas integrais ou parciais em faculdades privadas pelo Prouni (Programa Universidade para todos) e também conseguir um financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Sobre O Autor

Patrícia Carmo

Bacharel em Ciências Econômicas e Licenciada em Letras. Especialista em Gestão Estratégica em Finanças. Especialista em Tutoria EAD. Especialista em Direito Empresarial.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *