Você já ouviu falar sobre Marketing Pessoal? Sabe quais sãos os objetivos, qual a sua importância e como aplica-lo na prática? Então confira as dicas e estratégias que trazermos no blog de hoje!

Marketing Pessoal é uma estratégia que utiliza ferramentas do marketing tradicional focado na promoção pessoal. Em vez de alavancar um produto ou uma empresa, o marketing pessoal busca fortalecer o nome e a imagem de um profissional, atraindo maior atenção e levando outras pessoas a vê-la como referência. Ele envolve trabalhar diversos conceitos e técnicas — como produção de conteúdo e posicionamento — de modo a criar uma imagem diferenciada, influente e de autoridade.

Através do Marketing Pessoal, é possível destacar características de um profissional, como suas experiências, suas habilidades, seu círculo de contatos e sua atuação em canais de comunicação da internet.

Já se foi o tempo em que quem busca um emprego precisa elaborar somente um Currículo e enviar por e-mail. Hoje as empresas buscam conhecer o trabalhador, através de redes sociais, as mais profissionais, como o Linkedin, e as mais pessoais, como Facebook e Instagram. Além disso, no momento da entrevista, é preciso saber argumentar, para provar que você é a melhor escolha para a empresa, ou seja, é preciso “vender seu peixe”.

Nos últimos anos, a população brasileira vem se tornando cada vez mais qualificada. Segundo dados do IBGE, o número percentual de pessoas graduadas no país subiu de 4,4 para 7,9%. O número ainda é baixo se comparado com países de primeiro mundo, todavia, já é suficiente para tornar o mercado de trabalho no Brasil muito mais competitivo.

Após ter acesso a todas essas informações, podemos depreender que o Marketing Pessoal serve para atrair atenção para o seu trabalho, mostrar como você aplica suas competências e conquistar a confiança de clientes e empresas. Assim sendo, é fundamental fazer um bom marketing pessoal se você deseja construir uma carreira profissional de sucesso, por isso separamos algumas dicas pra você não ficar pra trás:

  • Tenha uma missão, Visão e Valores;
  • Seja ativo e compartilhe/publique bons conteúdos nas redes sociais;
  • Faça Networking;
  • Se qualifique;
  • Cuide da sua imagem;
  • Saiba argumentar a seu favor;
  • Envolva-se com projetos que te dão destaque;
  • Desenvolva uma marca para identifica-lo;
  • Pratique autoconhecimento;
  • Inove.

E para encerrar, na dúvida, estude! Busque conhecimento de como melhorar, e inspire-se em profissionais de sucesso. E não se esqueça: Seja sempre você, não perca sua essência, apenas potencialize o que você tem de melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *