Networking, traduzindo do Inglês significa Trabalho em Rede. E como o nome já diz, por meio de uma rede de contatos profissionais você trocará experiências que poderão lhe render boas oportunidades através desses relacionamentos.

Estudos apontam que o sucesso obtido em sua carreira, está ligado diretamente com os relacionamentos que você manteve ao longo dela. Mas entenda que essa relação, deve ser uma via de mão dupla. Não pense somente em ganhar, pois trata-se de uma troca de experiências, conhecimentos e informações.

É usual aumentar o ciclo social e criar novos relacionamentos através de contatos. Entretanto, em diversas atividades que realizamos no dia a dia, temos oportunidades de nos aproximar de diversos tipos de pessoas, que até então, não conhecíamos. Seja no trabalho, no happy hour, na faculdade, etc.

Mas como conquistar nossa própria rede de contatos? Simples! Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

Seja útil: Sempre nos lembramos daqueles que nos ajudaram em algum momento da vida. Ajude alguém sem pedir nada em troca, é uma ótima maneira para começar.

Apareça: Como já diz o ditado “só é lembrado quem é visto”. Uma excelente ferramenta que temos pra isso são as redes sociais. Através delas você poderá compartilhar conteúdos e momentos do seu dia a dia com sua rede de contatos.

Seja presente: Não adianta aparecer só na hora que precisa, sua presença deve ser frequente.Participe de eventos que possam fortalecer a sua imagem.

Saiba se comunicar: É importante ter um bom conteúdo para iniciar conversas com novas pessoas. Busque estar sempre bem informado e atualizado sobre as notícias do momento, assim você será uma pessoa interessante.

Busque pessoas com interesses em comum: Pessoas com afinidades em comum tendem a se aproximar mais facilmente.

Seja sincero e verdadeiro: Não pega bem quando se torna um jogo de interesse. A relação deve ser real com seus contatos.

Não fale mal dos outros: Pode ser um tiro no pé, além de deselegante e desagradável.

O Mercado não é fácil, mas quando você trabalha a seu favor, pode se colocar em condições favoráveis e criar oportunidades, que te levarão a alcançar os objetivos tão sonhados em sua carreira e sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *