A modalidade EAD de ensino (Educação a Distância) tem ganhando cada vez relevância no Brasil e conquistado cada vez mais alunos. Contudo, a dúvida de muitos estudantes é: em um entrevista de emprego, o que os recrutadores pensam dos candidatos cujo os cursos foram feitos a distância?

Antes, porém, é importante salientar uma coisa: os diplomas são exatamente os mesmos! No seu certificado não vem nada especificando se a modalidade do curso é presencial, semi-presencial ou a distância, conforme você pode ler aqui.

Outra coisa muito legal de saber é que os cursos EAD não são recentes! O primeiro registro que se tem notícia de um curso a distância foi em um anúncio publicado na Gazeta de Boston, nos EUA, em 20 de março de 1728. No Brasil, o primeiro curso EAD instituído foi o de Datilografia , oferecido pela primeira vez a mais de 100 anos! Saiba mais aqui.

Resultado de imagem para curso ead

QUALIDADE DO CURSO EAD

É imprescindível que você saiba que a qualidade do curso é O MESMO! Isso se deve ao fato do conteúdo exatamente igual ao presencial. O que muda, obviamente, é a forma como o curso é ministrado.

Enquanto o curso presencial se utiliza da didática clássica, onde vários alunos se juntam dentro de uma sala de aula, e lá o professor ministrará a aula, no EAD são utilizadas as ferramentas multimídias para isso, ferramentas frutos da revolução digital e utilizada pela maioria de nós, sendo essas: vídeo-aulas, e-books, fóruns de pesquisas, tutoria online, entre outros.

E bem, estamos todos conectados! Independente se estamos dentro de uma sala ou não, o fato é que a comunicação atual independe do tato.

Resultado de imagem para curso ead

OS RECRUTADORES DO RH DE UMA EMPRESA PERGUNTAM SE A FORMAÇÃO DO CANDIDATO FOI EAD?

Definitivamente a resposta é NÃO. O recrutador não tem a intenção de saber de você como foi a modalidade na qual você cursou a sua formação. O que o recrutador vai te perguntar, provavelmente, é em qual faculdade você se formou, quais as formações complementares que você participou (palestras, seminários, cursos de capacitação, entre outros), e quais as competências que você adquiriu, como salienta Bruna Lopes, gerente comercial e recrutadora do setor comercial do Grupo Educacional iBRA.

E além disso, o mercado exigi habilidades que uma formação EAD pode proporcionar para você! O estudante EAD acaba desenvolvendo uma autodidata para resolução de problemas, tomando a iniciativa para a busca de conhecimento e de técnicas. E é exatamente isso que o mercado de trabalho moderno procura, conforme posturas adotadas por grandes multinacionais, como Apple, Microsoft, Google, Amazon, entre outros.

A dica do iBRA é: nunca minta! Caso o recrutador pergunte, diga, sim, que você concluiu um curso a distância! E mais: procure destacar todas as habilidades e competências adquiridas. Deixe claro o conteúdo abordado durante a sua formação, e como você o entende, e qual metodologia usou para atingir esse determinado nível de conhecimento.

Bruna Lopes ainda salienta: “Lembre-se: mais do que diplomas, nós recrutadores buscamos por solucionadores de problemas. Buscamos pessoas que irão contribuir e colaborar com a empresa, além de visualizar patamares que nós, por algum motivo, não enxergamos.”

Tem alguma dúvida, ou gostaria de complementar alguma informação? Entre em contato conosco!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *